Início > Dicas > iTALC – Instalação Windows ou Linux

iTALC – Instalação Windows ou Linux

Conforme já mencionei no artigo “Italc – introdução“, essa ferramenta pode ser instalada em Windows ou Linux.

Italc logo

Italc logo

A única coisa que temos que entender independente da plataforma é o conceito de chave pública e privada utilizada pelo software, iguais aos usados no ssh.

A criptografia assimétrica é conhecida como Criptografia de Chave Pública (Public Key Cryptography), ela gera um par de arquivos (chaves), que são relacionadas matematicamente, com números primos extremamente grandes, onde a garantia está no que é feita por uma, só pode ser desfeito pela outra. A chave pública é divulgada, a chave privada é proprietária (deve ser armazenada com segurança).

Conforme meus leitores sabem, eu sempre evito a fadiga e não reinvento a roda. Por exemplo, a instalação do Italc client ou Master (modo servidor) no Microsft Windows tem a facilidade do NEXT, NEXT, FINISH, por isso não irei reescrever o tutorial que mesmo estando em inglês,  basta visualizar algumas imagens para poder repetir os passos de instalaçao. Por isso quem quiser instalar siga o tutorial disponível na própria página do Italc. Não esqueça de exportar a chave pública para um pendrive.

A mesma coisa é o tutorial sobre a instalação em Linux, que pode ser obtida também na página do italc. Atualmente o tutorial aborda as distribuições Ubuntu, OpenSUSE e Gentoo, bem como uma instalação manual.

Para os usuários de (X/K) Ubuntu 8.04 tenho uma boa notícia. A única coisa que tive de fazer para instalar foi, abrir o meu gerenciador de pacotes e marcar os pacotes italc-master ou italc-client (lógico que dependendo da finalidade da estação) para a instalação.

Se você for adepto do prompt o comando para instalação no ubuntu é:
sudo apt-get install italc-client
ou  sudo apt-get install italc-master

Uma informação importante é lembrar a todos que a chave pública em um linux fica no path:
/etc/italc/keys/public/teacher/

Essa é a chave a ser copiada para as estação cliente (windows) ou devem ser copiadas no mesmo diretório se o cliente for outro linux. Se por acaso na instalação do cliente no windows não encontrar a chave no local que você copiou, acrescente a extensão “pub” ao arquivo, ficando da seguinte forma “key.pub” .

Depois de alguns dias de uso da versão 1.07 que está disponível no repositório do ubuntu, eu decidi baixar os fontes do site e compilar a versão mais nova para ver as diferenças. Para ver como compilar no meu Kubuntu eu segui esse tutorial.

Tanto em Windows ou em Linux é necessário o software ICA estar rodando. Visualmente você pode perceber pelo icone que ele coloca no systray.

Caso o mesmo não apareça, vá no painel de controle no windows e inicie o serviço ITALC.
No linux execute o comando sudo /usr/bin/ica &

Se você estiver usando o VNC, será necessário interromper o serviço ou alterar a porta de conexão, pois o Italc utiliza também as portas 5800 e 5900. Isso também é valido para quem utiliza algum cliente de assitência remota como o “KDE Remote Desktop” ou Vinagre no Gnome.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: