Início > Dicas > Trabalhar com o Virtualbox ficou mais fácil

Trabalhar com o Virtualbox ficou mais fácil

Atualizei meu virtualbox para a versão 1.5.6 free no meu kubuntu 7.10. Lendo o changelog, observei que algumas funções novas e como é de costume, baixei o manual e começei a dar uma lida. O recurso que me chamou mais a atenção foi o “Seamless” (sem costura). Como funciona esse recurso?
(Para o teste eu utilizei uma máquina virtual que tenho com o Windows XP sp2.)

Primeiramente abra sua máquina virtual e no menu “Dispositivos” do virtualbox escolha, “Instalar Adicionais para Convidado”. Esses adicionais são um conjunto de instruções virtualbox e drivers (video e etc) para que a máquina virtual funcione corretamente. A não instalação desse recurso pode implicar em uma máquina virtual lenta, placa de vídeo não encontrada e uma variedade pequenos errinhos que só quem trabalha com suporte sabe.

Instalar recurso no convidado

Dentro da sua máquina virtual Windows será aberta uma nova tela. Após apertar o Next, Next, Finish, reinicie sua máquina virtual Windows.
Após a reinicialização do seu Windows, vá no menu “Máquina” do seu virtualbox e escolha a opção “Modo Seamless” ou aperte a tecla “Host” + a tecla “L”. Normalmente a tecla Host é a tecla “CTRL” da direita, que esta próxima a barra de espaço do teclado.

Seamless Menu

Esse tal de Seamless coloca apenas a barra inferior do seu Windows na tela. O papel de parede e ícones da área de trabalho do Windows ficam ocultos. Dessa forma trabalho com os dois sistemas operacionais simultaneamente. Porem o desktop que aparece é o do meu Kubuntu. Click no thumbnail abaixo e veja em tela cheia a imagem.

Seamless

Veja que posso trabalhar com os dois sistemas operacionais simultaneamente, em uma tela Seamless (sem costuras). Não há interação entre os sistemas de arquivos dos dois sistemas operacionais. Cada um continua na sua praia, eu apenas utilizo os dois ao mesmo tempo, cada um executando uma tarefa a meu gosto. Para que meu Windows e Kubuntu troquem arquivos eu utilizo o modo de compartilhamento do Virtualbox entre máquina virtual e hospedeira. Se estiver sem o manual do virtualbox por perto, você pode se guiar por esse tutorial.

Para retornar para o modo com bordas do virtualbox, basta apertar novamente as teclas “Host+L”. Outra dica importante e se você estiver em modo Seamless, você pode abrir os menus do virtualbox usando a tecla “Host”+ a tecla “Home”.

Obs.: Em breve irei testar o modo Seamless entre dois linux. A versão virtualbox utilizada é a free. Por falta de recursos eu não utilizo a versão GPL do virtualbox.

Categorias:Dicas
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

